O que é segmentar público e como faço isso? – Difference Publicidade

O que é segmentar público e como faço isso?

CompartilheO assunto de segmentar cliente às vezes assusta. Na última oportunidade que disse a um parceiro que ele segmentasse o público e testasse a solução que ele estava oferecendo, ele me retrucou dizendo que isso é muita burocracia, que enrola o processo e que ele queria vender logo. Eu então fiz duas perguntas: Pra quem você […]

Compartilhe

O assunto de segmentar cliente às vezes assusta. Na última oportunidade que disse a um parceiro que ele segmentasse o público e testasse a solução que ele estava oferecendo, ele me retrucou dizendo que isso é muita burocracia, que enrola o processo e que ele queria vender logo. Eu então fiz duas perguntas:

  1. Pra quem você quer vender?
  2. Quão rápido e assertivo você quer ser na suas vendas?

São perguntas importantes pois elas dão a resposta para as ações que você precisa desenvolver e assim chegar mais rápido ao sucesso.

Vamos chamar seu produto ou serviço de SOLUÇÃO. 

 Sua solução atende públicos específicos e isso pode ser matador na hora de conversar com ele e vender. Por isso você pode segmentar seu público da seguinte forma:

Segmentação por comportamento

Aqui você vai separar seus possíveis compradores pelo jeito que eles se comportam na internet. Essa descoberta só acontece através de diálogo. Isso mesmo, diálogo. Você vai conversar com os internautas sobre o seu produto ou serviço e perguntar o que eles acham, como pensam e etc.

Vinte e três por cento dos internautas comentam sobre marcas nas redes. Por isso, o monitoramento do seu site e das suas redes de relacionamento são ótimas referências para conhecer melhor o consumidor, estabelecer relacionamento e pedir sua colaboração no desenvolvimento ou aprimoramento de produtos ou serviços.

Segmentação contextual

Essa segmentação acontece por onde o seu potencial comprador anda. Um comprador de rodas de carro visita sites de assuntos sobre carros. Um comprador de alimentos naturais dá voltinhas por sites de dietas e dicas sobre vida saudável. Dessa forma você consegue direcionar a segmentação do seu produto.

Todo o processo de segmentação do seu público vale para vários estágios do desenvolvimento do seu negócio. Se você está começando, a segmentação ajuda você validar o produto (eu falo nesse post sobre processo de validação de um produto). Se o seu negócio já está andando, a segmentação serve para você planejar os anúncios feitos para promover a solução. Se você está bem das pernas e feliz, a segmentação serve para aperfeiçoar características e criar sub-produtos e outros.

Tem uma artigo bem legal que a gente fez sobre Personas. Dá uma lida pois é um processo que ajuda bastante na visualização final do protótipo do sua solução.

Compartilhe

Difference - Marketing Digital com Resultados

Entre em contato conosco e conheça um pouco das estratégias que temos compartilhado e que tem ajudado diversas empresas a alcançarem sucesso nos meios digitais.

Contato

Se quiser pode nos enviar uma mensagem agora.

Escreva sua mensagem