O marketing tradicional não funciona na internet. Por quê? – Difference Publicidade

O marketing tradicional não funciona na internet. Por quê?

Sabia que um dos erros que mais acontecem quando uma empresa inicia sua ações de marketing digital é acreditar que tudo acontece da mesma forma que no marketing trandicional? Muitas vezes elas tentam “empurrar” o produto no maior número de pessoas possíveis, sem ao menos saber se elas estão interessadas ou não.

A culpa não é totalmente dos profissionais de marketing atuantes. Fomos acostumados a enxergar e pensar o marketing como “a mentirinha que vende”, e tendemos a acreditar que ele é muito efetivo.

Temos que admitir que realmente deu muito certo por um bom tempo. A mensagem era fundamentada basicamente na crença de que a empresa deveria ser apresentada através da interrupção. Percebe que a propaganda na TV e no rádio interrompe seu programa favorito ou a notícia mais esperada. O anúncio da revista corta sua leitura. O operador de call-center interrompe o que você está fazendo durante o dia para oferecer algo que você não quer. Até aquele panfleto no sinal interrompe seu papo com o amigo do lado.

Essa estratégia define que o maior número de pessoas possível devem ser alcançadas de um vez, e quanto maior a interrupção mais cara. O alvo da ação não tem a escolha de ser abordado ou não e por isso presume-se que ele é valioso.

O maior problema do marketing tradicional é que ele não está acompanhado de itens como o hábito do espectador. Isso não faz sentido na internet se você pensar que a venda porta a porta foi superada quando as mídias em massa chegaram, e nesse momento essas mídias tradicionais também são superadas se pensarmos que o novo modelo de marketing é mais eficiente em descobrir o verdadeiro potencial comprador, por saber exatamente os desejos dele.  Aqui as pessoas escolhem que conteúdo querem consumir, quando querem consumir e como querem consumir. Na Internet, é muito mais difícil para uma marca interromper alguém e chamar a sua atenção. Está cada vez mais caro e menos efetivo fazer marketing através apenas da compra de propaganda.

Não cabe mais interromper seu público alvo para transmitir uma mensagem que ele não quer ver ou ouvir. Na internet é preciso criar conteúdo para assim atrair e conquistar. Se seu site é apenas mais uma máquina de empurrar produto, sem relevância alguma, você estará logo logo capotando pra fora da pista do sucesso.

A vantagem disso tudo para as pequenas e médias empresas é que, no marketing digital, elas possuem todas as condições de brigar de igual para igual com as empresas grandes, diferentemente do que ocorre no marketing tradicional. Isso porque em época de mídias sociais, como já dissemos, quem manda não é mais o dinheiro, quem manda é a qualidade do seu conteúdo.

Você tem produzido conteúdo relevante para o seu público? Compartilhe conosco nos comentários.

Difference - Marketing Digital com Resultados

Entre em contato conosco e conheça um pouco das estratégias que temos compartilhado e que tem ajudado diversas empresas a alcançarem sucesso nos meios digitais.

Contato

Se quiser pode nos enviar uma mensagem agora.

Escreva sua mensagem