Como sei o lugar certo pra começar meu marketing digital? – Difference Publicidade

Como sei o lugar certo pra começar meu marketing digital?

CompartilheA internet é gigante e a dúvida de várias pessoas sobre “onde começar meu marketing digital” tem a mesma proporção, se não for maior (rsrsrs). Em primeiro lugar se você tem essa dúvida você precisa saber como seu público se comporta. Se você ainda não sabe pra quem vender e como seu comprador se comporta é […]

começar meu marketing digital

Compartilhe

A internet é gigante e a dúvida de várias pessoas sobre “onde começar meu marketing digital” tem a mesma proporção, se não for maior (rsrsrs).

Em primeiro lugar se você tem essa dúvida você precisa saber como seu público se comporta. Se você ainda não sabe pra quem vender e como seu comprador se comporta é importante ler esse post onde eu respondo “O que é segmentar público e como fazer isso?“. Faça essa leitura e volta aqui.

Se você continua lendo é porque já sabe ou já retornou do outro post. Então vamos lá.

Visto que você criou as personas do seu negócio, entendeu como elas se comportam, você já tem dados suficientes para entender que lugares elas frequentam.

Nesses anos de trabalho com internet, percebemos que usuários do Facebook falam mais que os usuário do Twitter. Realmente temos que admitir que enxugar muita coisa pra ser falada em 140 caracteres não é tão fácil e por isso o Twitter tem frequentadores bem diferenciados, tanto em conteúdo como no trato de usar a rede social. É tudo nem curtinho e os usuários tem uma capacidade maior de filtrar informações por seguirem pessoas específicas que realmente interessam.

O Facebook por sua vez tem uma dinâmica um pouco mais ativa e um espaço mais aberto para coisas maiores (não pense em tão maiores assim). Imagens e vídeos inundam as linhas do tempo da rede social e todo material visual é mais valorizado, tanto pelo Facebook, quanto pelos usuários.

No caso dessas duas redes sociais, a linha do tempo não é cronológica, por isso você depende inteiramente da qualidade da publicação para ter sucesso com o seu possível cliente.

O Instagram tem uma dinâmica totalmente diferente de todas as outras redes sociais. Por ser inteiramente visual, o usuário tem o raciocínio mais rápido ao passar horas e horas rolando a linha do tempo. E o fato de ela ser inteiramente cronológica ajuda a saber quais horários você tem mais curtidas e garantir visualização e interação.

Vamos a exemplos práticos:

Meu nome é Anna perdi meu emprego de anos em uma multinacional. A empresa está saindo do país. Resolvi vender bolsas entre as minhas amigas. Peguei seu acerto da rescisão, fui até São Paulo e comprei 20 modelos diferentes de bolas. Aproveitei o contato com o fornecedor e negociei um preço interessante pra que ele enviasse pela transportadora quando eu solicitar uma quantidade maior. Agora tenho uma dúvida. Qual o melhor canal digital pra eu vender minhas bolsas?

A Anna desenhou várias personas baseadas nas amigas e dentre as informações que Anna levantou, ela identificou que as amigas usam bastante adoram tirar fotos e postar no Instagram e existe uns grupinhos no Whatsapp que elas conversam o dia todo, marcam de caminhar juntas e de sair pra tomar um suco de vez em quando. Xuxu beleza. Anna vai rachar de vender.

O segredo está aí. Usar esses canais onde elas estão mais presentes para criar oportunidades de vendas. Usando o próprio celular, a ideia é fotografar as bolsas em cenários simples como uma mesa com uma toalha legal e um jarro de flores ao lado. As fotos vão tanto para o Instagram quanto pra o Whatsapp.

Crie um perfil no Instagram. Publique pelo menos uma vez ao dia. Nas fotos coloque  descrição, preço e seus contatos. Elas vão ligar com certeza. Crie hashtags pra ajudar suas clientes encontrarem seus produtos. Tente identificar os horários que elas mais postam e faça suas publicações nesses horários. Faça promoções, sorteios de brindes e brincadeiras.

No Whatsapp crie listas de transmissão. Não faça listas de transmissão pra quem você sabe que não se interessa. O que aconselhamos aqui na Difference é perguntar quem quer ser adicionada na lista de transmissão. Faça cupons promocionais para quem solicitar se incluída na lista. Ao contrário dos grupos, através da lista ao enviar algo para um grupo de números, seu recado vai chegar individualmente para a pessoa. Legal neh!!!! Com isso você mantem as pessoas informadas das novidades sem aqueles grupos invasivos apitando o dia todo. Importante: para que a pessoa da sua lista receba seus envios, seu número precisa estar salvo nos contatos do recebedor.

O lugar certo de você vender pela internet é onde seu público está, seja em fóruns, redes sociais, sites, blogs, comentários, anúncios ou qualquer outro ambiente novo que possa surgir. Se você estiver lá, criando diariamente formas de relacionamento com seu possível cliente, você já está fazendo certo.

Compartilhe

Difference - Marketing Digital com Resultados

Entre em contato conosco e conheça um pouco das estratégias que temos compartilhado e que tem ajudado diversas empresas a alcançarem sucesso nos meios digitais.

Contato

Se quiser pode nos enviar uma mensagem agora.

Escreva sua mensagem